Correio Popular Notícia




Aliada à greve dos Correios, greve dos bancários causa transtornos

Data da notícia: 30/09/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111001e.jpg[/IMG] >Os bancários chegam ao 5º dia de greve com 90% de mobilização. Correios continua trabalhando no município
(Josias Brito) Nem boletos, nem pagamento. Há exatas quatro semanas, as correspondências começaram a atrasar em Ji-Paraná por conta da paralisação dos serviços dos Correios que está em greve nos grandes centros do País e, se já não bastasse a dificuldade em manter as contas em dia, os funcionários dos bancos também cruzaram os braços no inicio desta semana.
A greve nacional dos bancários completa hoje (1), seu quinto dia, e, em Ji-Paraná, 90% da categoria já aderiu ao movimento. Ontem (30), as agências bancárias passaram a maior parte do dia praticamente vazias por causa da impossibilidade do acesso dos clientes a serviços cuja realização depende do atendimento por um bancário.
A greve dos trabalhadores dos Correios, mesmo com as agências em Ji-Paraná trabalhando normalmente, também tem causado transtornos à população, e a maior preocupação, agora, é dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois o Ministério da Educação confirmou para a próxima semana a distribuição dos cartões com os locais de prova.
?A greve começou mais forte que a do ano passado, uma das maiores que fizemos nos últimos 20 anos, quando somente algumas agências bancárias do município aderiram a paralisação?, afirmou o gerente da Caixa Graciano Ugolini.
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) condenou mais uma vez a greve, considerada ?injustificada? e ?fora de propósito?. Os bancários paralisaram as atividades por tempo indeterminado após a quinta rodada de negociações com a Fenaban quando foi recusada a segunda proposta de reajuste de 8% sobre os salários.
Nas agências bancárias, praticamente nenhum cliente foi visto durante todo o dia e os poucos funcionários que compareceram ao trabalho estavam fazendo apenas trabalhos internos, como era o caso dos gerentes. ?O gerente de uma agência bancária tem uma procuração para representá-la. Legalmente, nada o impede de fazer greve, mas por causa das suas atribuições ele acaba assumindo uma postura de patrão, por isso se mantém no posto?, explicou o presidente do SEEB.
Quanto aos clientes, resta ter paciência e torcer para que a greve dure o menor tempo possível. ?Tenho uma série de pagamentos para fazer. Estou vendo as alternativas para não perder os negócios ou pagar juros e multas, já que não posso procurar uma agência bancária?, disse João Carlos do Amaral.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) o consumidor pode pleitear a devolução das tarifas pagas por conta dos atrasos, desde que comprove as tentativas de quitação. ?Como não se trata de um evento que possa ser atribuído ao consumidor, não há porque cobrar multa?, explica a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa César Novais.

[B]CORREIOS[/B] - Com mais de 15 dias de paralisação, os trabalhadores dos Correios preocupam agora os candidatos do Enem 2011, pois a entrega dos cartões indicando o local de prova começa na próxima semana em todas as capitais do país e muitos concorrentes temem não receber o documento dentro do prazo. É o caso de estudantes de Ji-Paraná. ?O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame?, observou Marcos Antônio, candidato ao exame. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.
Sobre o serviço de entrega dos cartões de candidatos do Enem, o Departamento de Relacionamento Institucional dos Correios informou que será realizada uma operação especial para garantir que todos os inscritos recebam o documento e que não haverá problemas na distribuição das provas.

Fonte:






Noticia vista 15243 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.